Texto por Thiago Nasser


Ao longo dos anos aqui na Junta Local testemunhamos o crescimento de muitos produtores da nossa comunidade. Histórias que começam de brincadeira na cozinha viram fabriquetas artesanais, padarias, cafés e por aí vai. Toda vez que isso acontece a cidade e o campo agradecem, pois a cada porta aberta por ela entra o compromisso e vontade de trabalhar com bons ingredientes locais, valorizar parceiros e produtores, implementar relações justas de trabalho e revitalizar laços com os bairros onde se instalam. A comunidade como um todo se fortalece, e a cidade come melhor. Queremos menos franquias e lugares genéricos e mais lugares com comida de verdade. 

Comedores e bebedores atentos com certeza perceberam nos últimos anos abertura de novos cafés, cervejarias e padarias com esta proposta. (Gostaria de dizer “proliferação, mas na verdade esse fenômeno é restrito e foi negativamente afetado pela pandemia). E recentemente se destacam as pizzarias que passam pelo mesmo processo de mostrar que é possível fazer melhor. Pizzas de fermentação natural, com bons ingredientes.

E nessa leva, uma certamente se destaca pois se trata de uma verdadeira “filha” da Junta Local, a Pizzeria Locale que acaba de inaugurar seu forno em plena Copacabana. Por trás dela Guilardo Rocha e Francesco Masello.


Guilardo, até pouco tempo era o Gui “Pedra & Oliva”, micro padaria da Junta Local que fazia sucesso nas nossas barracas e na Sacola. Como muitos, o pão foi uma paixão que virou empreendimento, tocado em família (Ana Paula, a esposa, nas fotos e comunicação e João, o cunhado, na produção) e em paralelo à profissão de arquiteto. Os experimentos na cozinha deram lugar a uma padaria com equipamentos profissionais no Alto da Boa Vista e uma extensa lista de clientes além da Junta Local. Gui sentiu que era hora de dar um salto, que foi quando começou o papo com Francesco, que queria dar novo gás ao espaço que era ocupado pela Amarena, uma das pioneiras do gelato na cidade.  Francesco é neto de Mario Masello, fundador da sorveteria, que por muitos anos ocupou o espaço onde hoje se instala a pizzaria. Mario embarcou no Brasil da Itália em 1966 e começou a vida de imigrante vendendo frutas em Copacabana até abrir a loja Castelmar na esquina da Barata Ribeiro com Santa Clara. Com sua aposentadoria, o filho e neto transformaram a venda em sorveteria. 

 

Recentemente, estivemos na Locale num dia de testes para conhecer de perto a novidade. A ansiedade era grande pois há meses vinha ouvindo Guilardo falar sobre o projeto. A ideia inicial era abrir uma padaria, mas como o espaço não era grande o suficiente veio a ideia da pizzaria, ideia bem-vinda permitiria um grau de criatividade maior. Nas palavras do padeiro transformado em pizzaiolo: “Aqui eu faço a invenção, é diferente do pão que a pessoa leva pra casa e finaliza, aqui consigo pegar tudo que eu trouxe da experiência da Junta Local, parcerias, produtores, e tudo vai pra pizza, é um produto que agrega tudo que construí até hoje”. De fato, se Guilardo já fazia isso com seus pães, usando farinhas e azeites nacionais, imagina o que será possível dentro da borda de uma redonda? Depois de um tour pelo espaço (seguindo todos protocolos), começamos a prova. Pizza à marinara com tomates de Miguel Pereira e alho confit da Cardamomo; quatro queijos com Sitio do Vale e outros produtores artesanais do estado; pizza com três pestos da Le Molho; “giardineira” com abobrinha, pimentão e berinjela regado com azeite da Serra da Mantiqueira. As massas seguem o padrão das napolitanas, de alta hidratação e 100% fermentação natural, mas na sua composição levam farinha brasileira Guilardo está começando com clássicos italianos com ingredientes mais que locais, todos de gente conhecida que muito provavelmente um dia foi vizinho de barraca. Muitos dos ingredientes estarão disponíveis na mini mercearia que pretende ter no espaço. Depois de “acertar” as receitas, Guilardo quer ir ainda além na sua proposta de fazer a Junta Local se encontrar nas redondas. “Além de usar ingredientes, quero chamar produtores, outros parceiros da Junta para fazer pizzas aqui”.

 

As bebidas seguem o padrão. Seleção de vinhos nacionais de Federico Galvani da Wine It, cervejas da Hocus Pocus, kombuchá da K. Probióticos. “Aqui não vai ter Coca-Cola e um amigo me disse, ‘corajoso você!'”. Guilardo retrucou: “Corajoso você que em 2021 ainda toma!”. Que orgulho!

Depois de muitos pedaços e suspiros de aprovação por parte de membros da nossa equipe, nos despedimos e desejamos boa sorte.
A Pizzeria Locale tem um pouco de Itália, um pouco de Copacabana e muito de Junta Local.

 

Seja bem-vinda!

 

 

 

Pizzeria Locale
Rua Barata Ribeiro, 516
A pizzaria está focando nas entregas em casa, mas haverá dias de abertura.
Consultar redes sociais da Locale para saber mais