Esse mês, a nova Receita da Junta vem com uma proposta para o Natal que vai além dos ingredientes. À sombra da pandemia, que vem se agravando na nossa cidade, é preciso pensar em confraternizações mais íntimas e com menos gente. A vontade nessa época do ano certamente é de juntar amigos e famílias. Mas para  segurança dos muitos, vai ser preciso passar o Natal com poucos.

Pode doer um pouco, mas, pensando bem, a compaixão e solidariedade não fazem parte do espírito natalino?
Na nossa comunidade, não teremos nossas feiras e confraternizações de final do ano. Em compensação, estamos pensando em todas as formas que a comida pode nos conectar. Seja através do sabor de um panetone ou na preparação de uma ceia simples porém saborosa. 

Trazemos aqui uma receita tradicional para um Natal bem local, usando somente ingredientes de nossa comunidade de produtores. Alguns poucos integrantes da nossa equipe se juntaram na cozinha do ajuntado Juan Pilotto para preparar a receita. Em seguida, brindaram a todos e se sentaram em torno da mesa para saboreá-la. No menu, um delicioso frango orgânico assado orgânico do Sítio Anahata que você encontra inteiro na nossa Sacola da Junta para pedir e fazer você mesmo. Ele foi temperado, assado e, no final, servido com uma deliciosa calda de frutas vermelhas da Vale Alto Farm, localizada na Serra da Mantiqueira. Que a receita e a proposta sirvam de inspiração e reflexão.  

Confere a lista de ingredientes, o passo-a-passo da receita e bom apetite!

Frango assado com calda de frutas vermelhas, maionese de batata e farofinha.
Serve 4 pessoas

Ingredientes:

>Para assar o frango:

1 frango orgânico inteiro limpo – Sítio Anahata

1 punhado de ervas (alecrim, salsa e louro) – Fazenda Vista Alegre

200 gramas de manteiga da roça – Sítio Nova Vida

2 cebolas roxas médias – Manacá Orgânicos
2 laranjas (250g cada) – Manacá Orgânicos

3 cenouras – Manacá Orgânicos
300g de batata – Manacá Orgânicos

Pimenta-do-reino e sal a gosto

1 fio de barbante (para amarrar as pernas do frango)

>Para o molho de frutas vermelhas:

500g de amoras ou mistura de frutas – Vale Alto Farm
100ml de vinho tinto – Wine It
suco de 1 laranja – Manacá Orgânicos
zest* de 2 laranjas – Manacá Orgânicos

1 folha de louro – Fazenda Vista Alegre

Pimenta-do-reino moída

100g de açúcar mascavo – Puro Nutrir

> Para a farofa:
300g de farinha de mandioca torrada – Puro Nutrir

50g de cebola picada bem pequena – Manacá Orgânicos
120g de manteiga – Sítio Nova Vida
2 dentes de alho – Sítio Quaresmeiras

>Para a maionese de batata:

100ml de azeite – Tabatinguera
300ml de óleo de soja orgânico – Puro Nutrir
40g de gema de ovo (3 ovos) – Manacá Orgânicos
Sal – Puro Nutrir

E mais…
50g de cenoura picada – Manacá Orgânicos
1 dente de alho picado – Sítio Quaresmeiras
50g de cebola roxa – Manacá Orgânicos
600g de batata – Manacá Orgânicos

> Preparo do frango:

– Cama para o assado
Fatie em rodelas 2 cebolas e 2 laranjas. Corte 300g de batatas e as 3 cenouras em cubos pequenos e acrescente 3 ramos do alecrim. Organize no tabuleiro formando camadas. O frango será assado por cima dessa cama, que também absorverá seus sucos.

– Temperando o frango
Misturar 150g de manteiga com a raspa de laranja, a salsa picada bem pequena, o alecrim e mais sal e pimenta a gosto.
Besuntar o frango todo com essa mistura deixando-o completamente temperado.
Deixe o frango descansar por 10/15minutos para pegar bem o tempero.

Dica: se quiser, faça uma farofinha com os miúdos do frango, coloque no interior dele e amarre as pernas para que a farofa não saia de dentro. Se preferir, recheie com 1 cebola cortada.

Após montar o tabuleiro com a cama para o assado e temperar o frango, aqueça o forno no máximo por 10 minutos.
Com o forno bem quente, adicione o tabuleiro e deixe assar por 40/45 minutos em temperatura de 250 graus.
O tempo varia de acordo com a potência do forno. Acompanhe o processo e perto do final desse processo, espete um garfo pra checar se o frango está macio por dentro e dourado por fora.

> Preparo do molho de frutas vermelhas:

Ferva o vinho com o suco, o zest ou a raspa da laranja, a pimenta e a folha de louro. Após ferver, deixe reduzir por mais 10 minutos em fogo baixo.
Acrescente as amoras e cozinhe também em fogo baixo por mais 10 minutos.
Desligue o fogo e reserve.

Quando for servir, após cortar o frango, vá adicionando o molho de frutas vermelhas sobre os pedaços de carne. 

> Preparo da farofa:

Aqueça uma frigideira ou panela baixa e despeje a manteiga até derreter. Acrescente a cebola e deixe suar. Depois insira o alho e refogue sem deixar queimar.
Se quiser aproveitar os miúdos que vem junto ao frango, retire do saquinho plástico e lavem bem. Acrescente os miúdos durante o refogado do alho e da cebola. Caso prefira não usá-los, siga a receita sem a adesão deles.
Despeje toda a farinha de mandioca torrada e mexe até que a farofa se misture bem com os ingredientes. Desligue antes de ressecar.  

> Preparo da maionese de batata:

Corte a cenoura e a batata em cubos médios, pique 1 dente de alho e 50g de cebola.
Leve a cenoura e a batata picada para assar em forno médio por 20 minutos ou se preferir cozinhe em água quente por 30 minutos. Caso escolha cozinhar, retire da água assim que atingir o ponto. O importante é que os legumes fiquem macios mas sem desmanchar. Reserve para misturar com a maionese.

Fazer maionese caseira é daquelas receitas que parece que nunca vai rolar, mas você segue batendo, segue colocando o óleo aos poucos  e a emulsão vai se formar e vai dando tudo certo, acredite.

Numa vasilha e com a ajuda de um batedor, misture bem as 3 gemas com 1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de vinho branco) e 1 pitada de sal. 

Quando a primeira mistura já estiver bem homogênea, adicione 250 ml de óleo neutro aos poucos. Primeiro, quase em gotas, depois em fio. E batendo sem parar. Continue despejando o óleo em fio e batendo para emulsificar e dar estrutura ao molho. Vá lentamente e não pare de bater – é isso que vai criar a textura certa. 

 Assim que ficar espessa pare de bater. Prove e, se necessário, acerte o sal. Se quiser deixar a maionese mais fluida, basta adicionar uma colher (sopa) de água, suco de limão ou vinagre com ela já pronta.

Misture a maionese com as batatas e cenouras já cozidas.

Se você chegou até aqui e preparou ou irá preparar a nossa receita, compartilha conosco marcando a Junta Local no instagram.

Celebre o amor e a comida local nesse Natal respeitando o distanciamento, pensando de forma coletiva e na torcida junto com a gente para que no próximo ano possamos estar juntos e próximos também fisicamente em uma feira da Junta!

Todos os ingredientes da receita estão disponíveis na Sacola da Junta clicando aqui.

Fotos da receita: Filtrodebarro.cc