Por Maria Schatovsky
Quem nos visitou no Moinho Aberto – não está por dentro? confira o relato aqui – pode perceber que nossa ocupação do galpão prioriza a coletividade. Espaços abertos, mesa única de escritório, algumas cadeiras de praia e sofás e, é claro, uma cozinha. Ocupando poucos metros quadrados e ainda não muito equipada, alguns nem ousariam chamar esse nosso “cômodo” de cozinha, porém um fogareiro, um forninho e uma geladeira cheia de produtos bons, locais e justos já conseguem proporcionar deliciosas e instigantes refeições, além de esquentar as clássicas marmitas da nossa equipe.

Poderia perder o foco e passar mais alguns minutos aqui escrevendo tudo que uma cozinha pode proporcionar para fortalecer laços dentro de uma comunidade, mas a questão é que cada vez mais temos descoberto o quanto cozinhar pode ser acessível. Já passaram pelas nossas panelas moqueca com os peixes do Catavento Pescados, pizza com as massas que sobraram do Azza Pizza e até tacos com o milho do Maravilhas São José feitos pelo Zé, ex ajuntado. Além disso, nossos cafés da manhã são sempre recheados com produtos da nossa comunidade e toda vez que um novo produtor se ajunta ou que novas criações chegam até nossas plataformas, a vontade de sentar à mesa e compartilhar uma refeição cresce. E foi assim que chegamos na receita de hoje, com os olhos da equipe brilhando com a variedade de cores de cenoura da Santa Adelaide Orgânicos – não está por dentro? Confira aqui nosso texto sobre eles – e com a ideia de utilizar os produtos que temos disponíveis para entrega diária via Pede Junta.

Assim, apresentamos na Cozinha da Junta, nossa receita de cenouras coloridas assadas com molho de iogurte e granola salgada! Essa receita tem tudo o que valorizamos na nossa cozinha: prática – o número de louças sujas é baixíssimo -, rápida – cortar, assar e misturar, sem técnicas mirabolantes -, utiliza ingredientes sazonais que podem ser substituídos de acordo com a estação e pode ser feita inteira com produtos da nossa comunidade. E, claro, faz todo mundo salivar e se juntar em torno da mesa. Deslize mais um pouco para baixo e confira como garantir esse acompanhamento perfeito para suas refeições!

Você vai precisar de:
Para os legumes assados:
200g de cenouras coloridas
Azeite
Mel
Sal
Pimenta do Reino

Para o molho de iogurte:
Iogurte Natural
Sal
Azeite
Limão da época (vale tahiti, galego, siciliano ou a sua variedade local)

Para finalizar:
Granola Salgada (ou Mix de Nuts)
Ervas frescas da sua preferência

Um breve guia de como fazer:

O primeiro passo é pré-aquecer o forno em 200°C. Enquanto ele esquenta, corte as cenouras e descasque e corte as beterrabas, fique livre para adotar o corte que se sentir mais confortável, o importante é que os pedaços estejam de tamanhos parecidos, para que o cozimento aconteça por igual. Numa assadeira, coloque os legumes picados, acrescente o mel, azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Hora de lambuzar as mãos, envolvendo bem os legumes nesse tempero, além disso, nessa hora você pode ainda adicionar outras especiarias e temperos da sua preferência. 

 

Asse os legumes em torno de 40 minutos ou até estarem macios ao serem perfurados com um garfo.

Enquanto os legumes estão no forno é hora de fazer o molho de iogurte. Escolha o iogurte de sua preferência, aqui usamos o orgânico feito com leite de vaca da Fazenda Al3gria, que deixamos dessorar mais um pouco para engrossar sua textura. Em uma cumbuca, adicionamos o iogurte e temperamos com sal, pimenta, suco e raspas de limão e azeite. Por aqui não tem jeito, vai provando e adicionando mais do que suas papilas gustativas estão sentindo falta.

Quando os legumes estiverem assados, coloque o molho de iogurte por cima e finalize com ervas frescas picadas e a granola salgada.

Deu água na boca? Para garantir seus ingredientes acesse aqui.