Essa semana lançamos uma importante ferramenta no intuito de tornar mais constante e ágil a ligação entre quem faz e quem come: a nossa plataforma online. O período de pedidos ocorreu de quinta a sexta e a primeira entrega será feita esse domingo na Junta Local de Verão na Comuna. Estamos ansiosos depois de uma semana bem agitada. Tivemos uma assembleia com produtores para tratar, entre outros assuntos, do lançamento da plataforma e até mesmo uma sessão de fotos em que brincamos de food stylists por um dia com o nosso talentoso fotógrafo colaborador, o Eduardo Magalhães.   

O projeto da Junta Local no momento está identificado com as feiras pop-up realizadas. Temos muito orgulho delas e elas possuem um papel importante na disseminação da ideia e consolidação da relação com os produtores e o público. Contudo, na origem da Junta Local está a aposta na internet como uma ferramenta poderosa de conexão e formação de redes alternativas. Produtores precisam de canais constantes, práticos e justos para apostarem no seu trabalho e terem o retorno merecido. Consumidores querem ser solidários sim, mas também valorizam a conveniência. Por isso acreditamos que as feiras físicas e virtuais se complementam. Os laços de confiança são forjados no calor da feira; os produtos são provados e degustados. A feira virtual entra para facilitar a vida de produtores na medida em que não precisam sempre estar presentes nem fazer entregas porta-a-porta.

A Sacola Virtual funciona de forma bem simples. Na semana anterior a uma feira da Junta Local abrimos o período de pedidos. No site estarão produtos que não necessariamente estarão na feira física. Daí, basta entrar na feira virtual, fazer a Sacola, preencher alguns dados e clicar confirma.  No dia da feira haverá um ponto de entregas para compras feitas pelo site. Seus produtos estarão esperando na Sacola e ainda será possível rever os produtores conhecidos e encontrar novos. 


Assim funcionará por enquanto. Trata-se de um work in progress. Aos poucos aprenderemos o timing de cada produtor, a especificidade de cada produto e integraremos mais produtores ao sistema. A ferramenta é aberta e fundamentada na confiança e na compreensão da comunidade da Junta Local. Os “sacoleiros” da Junta estarão contribuindo para a formação de um modo mais justo de troca. E comendo bem, claro.

 


Correção: Nosso modelo mudou um pouco desde a concepção. No momento, optamos por não fazer mais entregas da Sacola Virtual ao mesmo tempo que as feiras. As duas plataformas, tanto física e virtual alcançaram proporções que inviabilizam que façamos as duas ao mesmo tempo. (Atualizado em março de 2016)