Por Filtro de Barro.cc

Comida e afeto são coisas que caminham juntas. A comida evoca memórias, transpassa o tempo. Ao fechar os olhos e vasculhar o passado, é quase certo que virão cheiros e aquela receita da infância. O que é comida afetiva pra você?

Cada um tem sua receita que aquece a alma, que conforta num dia triste e deixa mais alegre um dia feliz. Ou um ingrediente. Revisitando algumas memórias, chegamos no arroz, aquele fresquinho e perfumado de alho que faz lembrar de mãe e de vó, que nos faz querer roubar uma colherada com a panela ainda escapando vapor.

E como é versátil o arroz. Do simples arroz que acompanha nosso feijão de todo dia às receitas que o elevam a prato principal, quase toda cultura tem no arroz um lugar de afeto. Arroz caldoso, arroz gohan, arroz de coco, paella, risoto. O arroz é um porto-seguro das panelas, um lugar feliz.

Foi essa a inspiração para nossa nova receita da Junta: um risoto de arroz e cogumelos, ambos produzidos aqui, uma homenagem ao bom e velho arroz, simples e com sabores locais. O preparo muitas vezes é considerado sofisticado, mas saiba que basta boa vontade e uma boca de fogão para ficar pronto.

Aproveitamos também a possibilidade de trabalhar com um grão de arroz arbóreo local. Esse tipo de arroz, ideal para a preparação de risotos, é composto por grãos italianos, porém plantados e colhidos na Serra da Mantiqueira-SP, pelo produtor Arroz de Altitude.

Para a entrada, e para acompanhar a refeição, o excelente e acessível Sfizio Viogner da Vinícola Legado, de Campo Largo-PR, selecionado para a Sacola pela Wine It. Um dos prazeres de se preparar um risoto está justamente na utilização de vinho na receita. Uma taça vai pra panela, e o restante da garrafa nos acompanha durante toda a receita.

Junto ao vinho, pedimos a focaccia de fermentação natural com tomates da Manu Breads, super fresca, e que casou perfeitamente com a cremosidade do queijo Meia Lua da Serra das Antas selecionado pelo Daniel do Queijo Com Prosa. Entrada perfeita para começar o preparo.

Abaixo você acompanha o passo a passo. Uma receita bastante simples e que destaca justamente a qualidade dos ingredientes utilizados. 


Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo do Arroz de Altitude.
1 alho poró e 5 ramos de tomilho da Fazenda Vista Alegre

1 taça de vinho branco da Wine It

250 g de shitake super frescos e carnudos da Beira do Rio Cogumelos

100 g de queijo parmesão do Sítio Nova Vida ralado na hora

50 g de castanha do Pará da Taberna da Amazônia
2 colheres de sopa de manteiga também do Sítio Nova Vida

1 colher de chá de caldo de legumes e cogumelos da Blin*

1,5 litro de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto (aqui usamos o Sal de Ervas da Soloriso substituindo o sal e a pimenta-do-reino)

 

Preparo

Aqueça a água e dissolva o caldo. Tempere com sal. Reserve e mantenha-o aquecido.

Limpe e fatie o alho-poró em rodelas. Limpe os cogumelos com um pano ou pincel apropriado para retirar a terra. Corte em fatias grossas. Reserve. Sugerimos não lavar com água, e sim limpar com um pano ou pincel para que ele não absorva água além do necessário para nosso preparo.

Pique as castanhas do Pará em pedaços grandes. Reserve.

Derreta uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira larga. Refogue o alho-poró até murchar. Acrescente o arroz e misture bem, melando os grãos na manteiga. Tempere com uma pitada do Sal de Ervas e acrescente o vinho branco. Mexa até o vinho evaporar.

Adicione as folhinhas de tomilho e uma concha do caldo, mexendo sempre. Quando o caldo secar, acrescente outra concha e assim por diante, sem deixar de mexer. O preparo inteiro dura cerca de 20 minutos.

Quando faltar 10 minutos para finalizar (neste momento o arroz já deve estar mais inchado), acrescente os cogumelos. Siga adicionando o caldo e mexendo. Quando o arroz estiver no ponto (cozido, mas al dente, com o interior um pouco rígido), desligue o fogo, acrescente a outra colher de manteiga, as castanhas, o queijo parmesão e mais uma concha de caldo. Mexa bem, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos. Depois disso, prove e corrija o sal se necessário.

Sirva em seguida: risoto é um prato que se come rapidamente do fogão à mesa.

Nosso risoto ficou no ponto e muito saboroso com pedaços generosos de cogumelos e a crocância da castanha do Pará. A receita, que serve até 4 porções, foi preparada integralmente com insumos disponíveis na Sacola Virtual. Clique neste link para comprar os ingredientes e fazer a sua receita.

Pra fechar o cardápio e seguir trazendo aromas e afetos, passamos um cafezinho coado moído na hora com os grãos também frescos e torrados pela Five Roasters. Café do produtor Pierre da região de Matas de Minas, MG.

Bom apetite e até a próxima!

*corre pra garantir seu caldo pois a Blin vai entrar em recesso e as últimas unidades estão disponíveis na Sacola.