Por Thiago Nasser
Dia 2 de outubro está logo aí e seu voto conta muito para determinar que tipo de país queremos ser do ponto de vista da comida. Queremos ser o país da comida ultraprocessada e com veneno, do sistema alimentar industrializado na mão de empresas que buscam apenas o lucro sem se importar com quem produz? Queremos ser o país em que o agro irresponsável dá às cartas de mãos dadas com garimpeiros, grileiros e desmatadores? Ou queremos ser o país que fortalece os sistemas agrícolas sustentáveis, a erradicação da fome, a qualidade e diversidade do alimento e a comida como um direito e que valoriza as nossas tradições culturais e o potencial da nossa gastronomia?
Vai aqui o nosso pequeno manual do voto alimentar.

O Joio e o Trigo
Comece pelo site do O Joio e Trigo. Além das excelentes reportagens, eles produzem um excelente podcast, O Prato Cheio, com episódios que vão do miojo aos mecanismos financeiros utilizados pelo agro, todos recheados de política. Recomendamos especificamente a reportagem publicada recentemente em parceria com o De Olho nos Ruralistas em que listam representantes de chapas progressistas em todo país comprometidos em alcançar um Brasil sem Veneno.

Vai se food
A jornalista Ailin Aleixo do podcast Vai se Food tem a política cada vez mais presente. Cada episódio, uma entrevista com chefs, ativistas, pesquisadores e especialistas.

Panela de Impressão
Já falamos e vamos falar de novo, ouça o podcast da professora Elaine de Azevedo, Panela de Impressão, a melhor voz daquela professora inesquecível da faculdade que fazia você sentar na primeira cartela.

O Veneno Mora ao Lado
A influencer e ativista de moda Giovanna Nader recentemente embarcou numa viagem para entender o impacto dos agrotóxicos no campo. São seis episódios muito impactantes.

Aliança pela Alimentação
A aliança, que tem sido uma voz ativa na causa da rotulação adequada e da taxação de bebidas industrializadas açucaradas, elaborou, junto com outras entidades o documento Brasil Sem Fome, Democrático, Justo. São dezoito prioridades que você pode ler pelo site através dos link abaixo, e ainda conferir quem subscreve. Ela também elaborou a ferramenta “Candidata e Candidato, o que tem no seu prato?”, que ajuda a enviar para candidatos uma carta de proposta que inclui uma que nos é muito cara: “Incentivos e apoio à produção e comercialização local e à democratização do acesso a alimentos adequados e saudáveis, priorizando a agricultura familiar e a produção de base agroecológica como instrumentos para combate à fome no Brasil”. Confira aqui!

Articulação Nacional de Agroecologia

A articulação mapeou as candidaturas que assinaram carta-compromisso agroecologia nas eleições de 2022. Confira aqui!

ACT Promoção da Saúde

A ONG ACT Promoção da Saúde elaborou uma cartilha com políticas para prevenir doenças crônicas, muitas das quais passam pela alimentação. Faça o download no link aqui e a Agenda Brasil + Saudável aqui

Farol Verde

“Farol Verde” é uma ferramenta que ajuda a encontrar candidatos à Câmara dos Deputados e Senado que são alinhados às pautas da sustentabilidade e meio ambiente. Confira aqui!