A Junta Local existe há pouco mais de um ano e meio. Nossas feiras se firmaram como focos de celebração da nossa comunidade e as Sacolas Virtuais são os nodos de uma emergente rede coletiva e constante de consumo da comida. Em conjunto, essas plataformas estão promovendo uma mudança na cultura alimentar e, principalmente, na relação criada com a cidade e os produtores responsáveis pelo que comemos.
Nosso desafio permanente consiste em achar novos modelos para sustentarem essas plataformas mantendo a nossa autonomia. Na economia tradicional, recorre-se a investidores, bancos, editais e assim por diante. Nós da Junta optamos, fiéis ao nosso DNA de “faça-você-mesmo” e de constante autoavaliação e mudança, por um modelo de autofinanciamento, lançado dia 06 de junho com o Ato Ajuntativo.
Em tom emotivo, o Ato Ajuntativo ocorreu na Comuna com a presença de grande número de produtores. Todos assinaram o Termo Ajuntativo, que reafirma os valores da Junta Local e estabelece os moldes de um novo modelo de cooperação e aprofundamento do vínculo entre os produtores e a evolução sustentável da Junta Local. Os produtores ainda prestaram seu relato sobre o significado da Junta Local e suas expectativas para o futuro.
A partir de agora as plataformas da Junta Local – a feira e a Sacola Virtual – estarão integradas ao Modelo Ajuntativo, tornando a participação nelas ainda mais focada nos produtores que compartilham nossos valores e se colocam no papel de financiadores da Junta Local. O modelo permitirá a Junta Local continuar desenvolvendo suas plataformas e colocar em prática projetos que aprofundarão sua capacidade de transformar o sistema alimentar. O sonho da Junta Local é cada vez mais o sonho de uma comunidade.