A proposta das feiras da Junta Local não é a mesma de outros eventos gastronômicos que existem por aí. As feiras são um momento especial para poder conhecer pequenos produtores e ampliar nossos horizontes gastronômicos, sempre pensando na comida como uma forma de se engajar com o meio-ambiente, a comunidade e as tradições alimentares. Todo o processo de curadoria obedece esse princípio, dando ênfase para os produtores da nossa comunidade e incentivando a utilização de ingredientes sazonais.
E como estamos em clima junino, a Junta Local pensou em dar destaque para o milho, a base das iguarias típicas desse período do ano. A ideia era, junto com um produtor, fazer uma barraca vendendo milho verde – mais especificamente o élote, assado na brasa com um molho típico mexicano. Até confeccionamos nosso cartaz dando destaque ao milho. Eis que nos deparamos com nossa própria ignorância quanto à sazonalidade. Quando perguntamos a alguns produtores sobre a disponibilidade do cereal, todos disseram que não era sua época de colheita aqui pelo Sudeste. A festa junina, no formato tradicional que replicamos em todo Brasil, nasceu no Nordeste. Lá sim é época de milho e de celebrar sua safra… Vivendo e aprendendo!
O que estava em estação aqui? Batata-doce. Batata-doce de várias cores, inclusive. Então, junto com o produtor Marcelo Stumbo, do Elemento Orgânico, resolvemos fazer uma barraca vendendo batata-doce assada utilizando também molhos com uma enorme variedade de ervas frescas orgânicas. Contamos com uma consultoria gastronômica super especial, de quem entende do assunto. E quem provou, amou. Batata-doce aprovada. E por isso nas próximas feiras repetiremos a dose e será possível ver o colorido nas batatas na Sacola Virtual.
A lição: conhecer o sazonal nem sempre é tão simples. Nossas tradições e hábitos circulam por aí, sem necessariamente levar em conta o que está mais fresco. Continuamos fãs de pamonha e milho verde, mas por enquanto, à comunidade da Junta Local… as batatas!
Créditos das fotos
Capa: Henrique Moraes
Cartaz: Danilo Amaral
Segunda foto: Fabio Parasecoli
Terceira foto: Samuel Antonini