Por Maria Schatovsky

Um texto de fim de ano falando de altos e baixos, de superação, de novos aprendizados e de reconstruções é o clichê dos clichês. Mas, apesar disso, não iremos nadar contra a maré e tentar fugir das celebrações de união e das tradições que cercam essa época. Em contrapartida, nos sentimos no dever de adicionar um pouco dos nossos princípios e valores nesse momento.

E se vamos acabar o ano celebrando, por que não celebrar aquilo que nos representa? Se a comida é um ponto de união e restauração, desejamos que nossa ceia não materialize o sistema alimentar convencional, a homogeneização de sabores e a industrialização da nossa alimentação. Queremos que as tradições façam mais sentido para quem acredita, como nós, numa aproximação de quem come com quem faz. Que nossa mesa possa ter um cardápio mais local, representativo da história, de pessoas e de processos. Ou seja, comer peru (ou o infame chester) no auge do verão não deveria estar nos nossos planos.

Para dar uma ajudinha, selecionamos algumas ideias de ingredientes para suas refeições de final de ano e alguns produtos especiais que nossos produtores estão preparando para você entrar no clima que você garante na Sacola da Junta.

Enquanto os convidados chegam, ou esperam os assados saírem do forno, aposte no clássico pão, com pastinhas e frios artesanais ou na tábua de queijos brasileiros. Para quem gosta de petiscar, os potinhos com castanha de baru e chips de banana da terra farão sucesso.

Como prato principal, substituindo o convencional peru natalino, a galinha caipira vira o assado de destaque – não podemos esquecer de compartilhar nossa receita com molho de frutas vermelhas, que você confere aqui. Para quem não se sente tão confortável com as panelas e facas, a sobrecoxa assada é uma ótima solução, vai na assadeira junto com cogumelos e alho para perfumar a casa inteira. 

Para completar o time dos assados, nada melhor do que uma variedade de legumes coloridos e orgânicos direto no forno temperados com mel e finalizados com molho de iogurte e salsinha, como manda a nossa receita que você confere aqui. 

Aproveitando o calor do verão nas noites de fim de ano, uma salada refrescante é sempre uma boa solução: verdinhos fresquinhos, frutas ácidas da época, temperados com o molho de vinagre da acerola e um mix de nuts para a crocância são essenciais. Outra opção pode ser uma salada de arroz, com a diversa variedade do Arroz de Altitude, o cordeiro do Sítio do Bicho sem Vergonha e os temperos desidratados do Sítio Kouit. 

Quem não quer ter trabalho pode garantir os mais variados sabores das quiches da Beta Figueiredo, ou apostar em receitas rápidas como a farofa de flocão e ovos!

Para adoçar os dias de comemoração, você pode garantir diversas sobremesas já prontas na Sacola da Junta, como os pães de mel da Santo Favo, os gingerbreads do Czech it Out e as preparações especiais com chocolate local da Almadoré. Se você é do time que gosta de se aventurar na confeitaria, não faltam ingredientes para completar sua ceia, a Barutella, chocolates artesanais, goiabadas e doces de leite locais. Precisa de inspiração? Use de base essa receita de Babka aqui e varie os recheios.


Inspirados na nossa Tábua e Taça deste mês – Opa! Perdeu esse texto na Revista e não sabe do que estamos falando? Confere aqui – não podem faltar os espumantes brasileiros na mesa da nossa comunidade, sejam eles feitos com uva ou outras frutas, como a cereja do mato e o pêssego. Além disso, os vinhos naturais e de pequenos produtores, como o Caio da Cantina Mincarone – novo integrante da nossa comunidade – são escolha certeira para a ceia.

Quem quer variar e entrar de cabeça no clima do verão, pode apostar nos drinks engarrafados da SM Drinks, ou nas cervejas da nossa comunidade.

Isso é celebrar a comida boa, local e justa da melhor forma. Recheando sua mesa e suas comemorações de produtos feitos por pessoas, diretamente de quem faz para quem come. Se você sentiu falta de algum ingrediente para sua comemoração, acesse a Sacola da Junta e garanta sua entrega em casa até o fim do ano!