O Fermentado. Inspirados pela visita da Gabriela Monteleone ao Rio para o lançamento do seu livro “Conversas Acerca do Vinho”, sabíamos que seu projeto, “Tão Longe, Tão Perto”, junto com o Ariel Kogan, vinhateiro de corpo e alma, tinha que estar em uma das nossas caixas de descoberta. O projeto, de curadoria de vinhos nacionais, prioriza a agricultura familiar e os vinhos de pequenos produtores, facilitando o encontro de quem produz e de quem consome. Dessa forma, escolhemos Chardonnay produzido pelo Arnaldo Argenta, em Barão, Rio Grande do Sul. Com aromas florais bem presentes, muito frutado, destacam-se notas de abacaxi e pêra. Na boca, acidez e cremosidade, final de boca com leve mineral. A produção é toda em vinhedos próprios no sistema de produção protegido: uvas cobertas. Além disso é vinificado no processo natural, com leveduras indígenas e não filtrado. Para acompanhar esse vinho frutado, resolvemos harmonizar por semelhança com três geleias de frutas brasileiras e três queijos da Serra da Canastra com diferentes terroirs e níveis de maturação, selecionados pelo Túlio e Natália do Dariquim, para você misturar e criar diversas combinações do clássico queijo com geleia.

Queijo Canastra do Vinícius (Piumhi/MG)
De Piumhi, abrindo as porteiras para a produção de queijo orgânico na Serra da Canastra! Com um olhar atento e focado na sustentabilidade da sua produção, Vinícius produz queijo canastra com o leite gordim das vaquinhas do sítio. Esse queijim que ficou 60 dias curando, e ganhando sabor e textura, vai te surpreender pela personalidade. Não perde em nada pra um parmesão! Casca lisa, cor amarela , sabor intenso e massa com textura mais resistente e granulosa.

Queijo Canastra do Ednar e da Neila (São Roque de Minas/MG)
O Ednar e a Neila são dois craques produtores de Queijim Canastra. Os queijim que eles fazem são metidos a gostar de prêmio francês e recebem medalha na zoropa desde 2015! Numa fazenda na beiradinha do São Francisco fazem um Canastra bonitão, tradicional. Não sabemos quando virá a próxima medalha, mas já ganhou nossos corações! Casca amarela, sabor pronunciado, massa com textura macia.

Queijo Canastra da Elza (Buracas, São Roque de Minas/MG)
Quando a vizinhança é boa, fica mais fácil achar joias como o queijo da Elzinha. Casca levemente mofada (variando com o clima), sabor de média intensidade e massa com textura macia.

Kit de Geleias Frutas do Brasil (Bahia – COOPERCUC)
A COOPERCUC, Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá nasceu da união de 44 pessoas que desejavam organizar sua produção e comercialização. Hoje, ela trabalha, especialmente, com produtos oriundos do extrativismo das plantas nativas do Bioma Caatinga, sua produção respeita os eixos social, ambiental, cultural e econômico.

Arnaldo, o vinhateiro, no vinhedo

Conheça o Produtor. Situado em Vila Rica, município de Barão, na Serra Gaúcha, encontra-se a Valparaiso Vinhos e Vinhedos. Arnaldo Antonio Argenta, proprietário da Valparaiso é um Engenheiro Agrônomo apaixonado pela profissão e que sempre teve enfoque na uva em sua carreira profissional. A paixão pela uva e pelo vinho vem de seus antepassados italianos, que já cultivavam a espécie e fabricavam vinhos de forma artesanal, para consumo próprio. Em 2006, Arnaldo Argenta adquiriu a propriedade que na década de 70 foi considerada a maior plantação de uva em extensão do Brasil (na época chamada Granja Valparaiso) e desde então, vem investindo em técnicas de produção inovadoras. A antiga vinícola que permaneceu abandonada por diversos anos foi totalmente reestruturada, porém mantendo o que foi possível de sua estrutura em pedra natural, propiciando o ambiente perfeito para a produção e guarda dos vinhos. São mais de 45 variedades de uvas produzidas na região, e que proporcionam pequenos lotes de vinhos. Sua filosofia é oferecer vinhos na sua forma mais natural e genuína.

Quer relembrar ou conhecer mais sobre os produtores e produtores das Caixas dos meses anteriores? Acesse aqui.