Por Maria Schatovsky e Mari Medeiros
Inspirados nas mulheres do nosso último texto na Revista, e nas conversas que tivemos com a Alice, do Maravilhas São José, resolvemos trazer para a Cozinha da Junta deste mês o seu “PF da Roça”. Comida do dia a dia, feita com os ingredientes do próprio sítio e que inspira a criatividade.
Alice conta que os PFs da Roça surgiram do reflexo do seu trabalho na terra todos os dias. Quando ela foi morar de vez em seu sítio em São José do Barreiro, os primeiros trabalhos braçais foram voltados para plantar alimentos do cotidiano para garantir uma mínima segurança alimentar para ela, sua família e todos que se relacionam diretamente com o Sítio. Ela conta que os PFs são montados de acordo com sua caminhada na horta, com os desejos do dia e baseada na sua “fórmula mágica” desenvolvida depois de muitos almoços.
Selecione os seguinte ingredientes: Um cereal, pode ser arroz, milho, cevada ou qualquer outro que tiver disponível; uma leguminosa, feijões, lentilhas e grão de bico funcionam super bem; dois legumes, verduras ou raízes, nessa parte entra a criatividade, aqui o céu é o limite. Alice geralmente usa brócolis, couve flor, couve manteiga, taioba, bertalha, espinafre, mandioca, abóbora, batata doce, beterraba ou inhame, que são os produtos em abundância nas suas plantações; para fechar, folhas e flores à vontade. O segundo passo é transformar esses ingredientes em suas preparações favoritas, vale fazer salada, assar, cozinhar ou só temperar. Por fim, junte tudo no seu prato favorito e sirva.
Esta semana, Alice juntou arroz com feijão carioquinha, fez uma batata doce salteada com cebolas, taioba refogadinha com alho, farofa de pão e salada de folhas, flores, rabanete e tomate.
Um breve guia de como fazer:
Corte duas batatas doces em cubinhos pequenos, tempere com sal e azeite e coloque para assar no forno. Quando começarem a ficar macias, retire do forno. Corte as cebolas e refogue em uma frigideira com manteiga. Acrescente as batatas e salteie. Quando for servir, acrescente salsinha picada ou algum outro tempero fresco de sua preferência.
Para a farofa de pão, pegue um pão mais antigo, que não esteja tão macio e bata no processador, até virar uma farinha grossa com pedaços pequenos. Corte um dente de alho e uma cebola pequena e refogue com 2 colheres de manteiga em fogo médio. Acrescente a farinha e doure mais um pouco. Já para a taioba, após higienizar as folhas, retire a nervura principal das folhas e guarde para colocar no arroz ou em outro prato de mais tempo de cozimento. Corte as folhas em tiras finas e pique dois dentes de alho. Refogue o alho com manteiga ou outra gordura de sua preferência, acrescente as folhas até que murchem um pouco. Junte esses itens ao seu arroz, feijão e salada de preferência e está pronto seu PF da roça!
Viu que a geladeira e a despensa andam vazias? Faça aqui sua Sacola da Junta e garanta já uma seleção de produtos da nossa comunidade. Se interessa em receber de forma recorrente o melhor da produção local? Conheça aqui nossas Assinaturas.