Texto da colaboradora Luciara Franco.

Após a participação de refugiados da Síria, Colômbia e Togo, a próxima edição da Junta Local traz novamente um toque de esperança em forma de coração e lua.

O coração é a forma do awame, uma iguaria que encanta pela simplicidade, leveza e textura. Vendido nas ruas de vários países do Oriente Médio, o awame é uma sobremesa viva e nutritiva, pois é feita pela fermentação natural de leveduras. Chega na Junta Local pelas mãos das refugiadas sírias Tülin Hashemi e sua mãe, recém-chegadas ao Brasil.

Da Venezuela e em forma de meia-lua, vem a cachapa, uma espécie de crepe ou panqueca feita à base de milho verde e esquentada na chapa com queijo branco. Ela será acompanhada por outra delícia venezuelana: a chicha, bebida de arroz temperada com canela e baunilha. As especialidades serão cuidadosamente preparadas por Gonzalo e sua esposa, que estão no Brasil desde junho de 2014, com um filho de nove anos e uma filha de dois.

 

Participação de Rami e Nelly na última Junta Local na Casa da Glória.

 

Em depoimento recente para o jornal O Globo, Gonzalo descreve a sua trajetória de professor de inglês e ativista político em Caracas a garçom em restaurante frequentado por suspeitosos opositores ao regime, até atravessar a fronteira e finalmente chegar com sua família ao Brasil. Cruzando parte da Amazônia e chegando ao destino atual, Rio de Janeiro, Gonzalo, sua esposa e filhos contam com o apoio de instituições como a Cáritas RJ, e esperam recomeçar a vida com a oportunidade de um novo emprego. O mesmo anseio é compartilhado por Tülin, que é intérprete e tradutora de árabe-inglês, mas ainda em processo de conseguir os documentos, aprender melhor a língua e encontrar um espaço para trabalhar e ter uma fonte de sustento digna para ela e sua mãe.

 

Dois sabores e duas culturas com realidades muito distintas, mas que têm em comum o sonho de começar uma vida nova no Brasil, país que os acolhe em meio a esta crise de esperanças. Gonzalo faz sua estreia na Junta Local na Casa França-Brasil no sábado, e Tülin, no domingo.

 

Junta Local de Primavera na Casa França-Brasil

Dias 28 e 29 de novembro, sábado e domingo, das 10h às 20h.

Notícias relacionadas:

Depoimento sobre a trajetória de Gonzalo:
http://infograficos.oglobo.globo.com/mundo/especial-refugiados.html

Estréia Junta Refugiados, em outubro:
https://revista.juntalocal.com/a-junta-local-de-bracos-abertos-para-refugiados/

 

Crédito das fotos: Samuel Antonini