Introdução por Maria Eduarda Schatovsky

Mais uma semana com novas receitas no ar!

Em nosso primeiro texto tendo a mandioca como ingrediente da vez colocamos o desafio de revelar um pouco mais para os cariocas de plantão que aipim é mandioca e vai muito além do petisco de boteco ou da farofa no galeto.

Para nos ajudar nessa descoberta, a convidada de hoje não podia ser ninguém mais e ninguém menos que a Carol, da Tipi’oka, que é 100% carioca e também 100% fã e sagaz de mandioca. Há anos ela vem popularizando com muito conhecimento e cuidado nos ingredientes o consumo da tapioca, esta verdadeira porta de entrada ao mundo da rainha do Brasil, a mandioca.

Para grande parte dos brasileiros, falar de mandioca é falar da cozinha, da roça, do quintal, da comida que requer preparo e atenção e da comida que sustenta. Deixamos aqui nosso salve, fomentando e contribuindo para o reencontro, principalmente do Sudeste, com as receitas, histórias e memórias da mandioca

Mas como não se vira mestre de farinha e nem fermentador de tucupi do dia para noite, os primeiros passos na trilha da mandioca começam de forma simples, apostando na versatilidade dessa raiz. Na série de receitas de hoje tem rosti de mandioca para os dias em que sujar uma única louça já é demais. Tem tapioca, para reforçar que a massa branca é sim um subproduto do nosso querido aipim e não vem pronta do saquinho do supermercado! Tem receita doce aproveitando a massa que sobra do preparo anterior e, para finalizar, tem vaca atolada à moda da família da Carol.

Descasque e logo em seguida rale o aipim no ralo grosso. A partir desta etapa podemos fazer algumas receitinhas.

Rosti de Mandioca Simples

Ingredientes:
Mandioca ralada
Queijo meia cura
Azeite

Modo de Preparo:
Na frigideira aqueça um fio de azeite e logo em seguida cubra o fundo da frigideira com um punhado de mandioca ralada. Eu coloquei queijo meia cura pra fazer parte da massa e o queijo poder dar uma leve tostada. Quando estiver um lado frito, vire do outro lado e tempere.

 Tapioca

Ingredientes:

500g de mandioca ralada ou cortada em cubos
300ml de água

Modo de Preparo:

Pegue a mandioca ralada ou cortada e bata no liquidificador com a água até virar uma pasta homogênea. Com um voal, esprema bem até sair o líquido amarelado (manipueira) e deixe a goma decantar. Reserve a massa que sobrou para fazer o bolo abaixo. Após decantar, jogue a manipueira em outro recipiente fechado e deixe fermentar por alguns dias para outros preparos ou descarte-a. Lave a goma com água filtrada, reserve para decantar novamente.

Para fazer sua tapioca, jogue a água fora, espere secar um pouco e utilize uma peneira para fazer sua tapioca.

Obs: A Manipueira utilizada de forma correta pode ser um maravilhoso biofertilizante, repelente, fungicida etc. Ela também pode se transformar em tucupi, utilizada na culinária.

Bolo de aipim

 Ingredientes:
500 gramas de massa de aipim
3 xícaras de açúcar (480 gramas aprox.)
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de fermento para bolo
1 pitada de sal
erva doce a gosto

Modo de Preparo:

Separe as gemas e as claras. Bata as claras em neve e, em outro recipiente, bata as gemas com a manteiga e o açúcar até virar um creme bem suave. Adicione a massa na mistura de ovos, manteiga e açúcar e misture bem. Acrescente o leite de coco, sal e misture novamente até a massa ficar lisinha. Aos poucos incorpore as claras batidas na massa e em movimentos delicados, para não perder o ar e conseguir um bolo de puba fofinho. Por fim misture levemente a erva doce e o fermento na massa, coloque numa forma de bolo untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar.

Vaca atolada à moda da minha casa

 Ingredientes:
1,5 kg de costela bovina
2 cebolas picadas fino
pimentão verde e amarelo
2 dentes de alho descascados e amassados
2 tomates descascados e sem sementes, picados
1 colher (sopa) de vinagre
1 litro de água
2 colheres (sopa) de óleo/azeite
3 mandiocas descascadas e cortadas
cheiro verde
temperos secos (usei páprica picante, 1 folha de louro e soul temperos verde vibe)

Modo de Preparo:

Comece limpando a costela e cortando em pedaços. Coloque o óleo na panela de pressão, e deixe o alho até dourar. Logo em seguida, acrescente em camadas, as cebolas, a costela, tomates, pimentões, vinagre, cheiro verde, sal e tempero secos. Tampe a panela. Por volta de 35 min, após a pressão, confira se a carne está cozida e coloque as mandiocas cortadas, jogue a água conte mais 20 min após a pressão. Desligue o fogo e, quando toda a pressão sair, abra a panela. Se quiser acelerar, coloque a panela sob água corrente fria (ou levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso costuma encurtar a vida útil da panela de pressão). Pronto! Fiz um arroz com legumes e finalizei com mais um pouquinho do cheiro verde.

Aproveite os aipins e mandiocas, direto dos nossos produtores, na Sacola da Junta.
Confira todas as receitas da série aqui.