Receitas de Renata Araújo, Realimentare 

A batata doce é um alimento versátil que pode ser consumido em qualquer horário do dia. O tubérculo pode ser colhido e plantado praticamente o ano inteiro e pode ser explorado em toda sua diversidade (a de pele rosa, a cenoura e até roxa! – confira a disponibilidade na Sacola da Junta).

Para as 3 receitas usaremos a batata doce cozida com casca. Basta lavar bem, cozinhar em água fervente com sal e deixar esfriar para ser guardada na geladeira. Na hora que bater a fome ela já está lá quase pronta. 

1  –  Batata doce em rodelas, grelhadas na frigideira. Pegar a batata cozida, cortar em rodelas e grelhar na frigideira com manteiga ou azeite.
Pode ser consumida no café da manhã com ovos e abacate. Ou, no almoço, acompanhando arroz com feijão, um ovo ou uma carne e uma verdura. As duas maneiras são deliciosas! 

 

2  –  Purê de batata doce. Pegar a batata cozida, retirar a casca (opcional), amassar com um garfo e refogar com cebola, manteiga ou azeite e salsinha.
Pode ser consumido no almoço ou jantar, acompanhando uma carne assada com molho madeira, ou carne moída. Para quem não come carne, fica bom demais com cogumelos salteados na manteiga.

 

3  –  Pão de batata doce. Vou deixar uma receitinha básica e dar a dica de que podemos incorporar grãos, sementes e ervas na massa se quisermos variar a receita. Os pães podem ser feitos em qualquer formato.

Podem ser consumidos nas grandes refeições (almoço ou jantar) como acompanhamentos para sopas e caldos. Mas, também podem ser consumidos nas pequenas refeições, café da manhã ou lanche como torradas ou sanduíches incríveis.

 Receita do pão

Ingredientes:

  • 1 Kg de farinha de trigo;
  • 200 g de açúcar;
  • 10 g de sal;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • ovos;
  • 300 g de batata doce cozida e amassada;
  • 40g de fermento fresco para pão;
  • Ponto com leite ou água do cozimento.

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes secos. Misturar.  Em seguida, adicione os ingredientes úmidos. Sovar bem. Modelar os pães da forma desejada.
Assar em forno a 170º (pode colocar um tabuleiro com água no fundo do forno, ou um tabuleiro com a boca para baixo). OBS: se quiser deixar douradinho por cima, pincele uma gema.

OBS: Como a receita rende bastante, costumo congelar alguns pães para garantir o consumo por mais tempo, evitando que mofem já que não levam conservantes artificiais.

Bom apetite!

Acesse todas as receitas aqui.