Por Maria Schatovsky
Apesar das famosas praias, a paisagem alimentar da pesca artesanal no Rio de Janeiro não é tão vistosa. Dependendo para onde se olha, poluição, marginalização, falta de políticas públicas e o império da tríade de salmão, atum e “peixe branco” coloniza as nossas opções e não dá espaço para explorar outras opções e apoiar um ofício que tem uma história tão rica na nossa costa.
Em busca de valorizar o cenário que vai contra essa maré, lançamos nosso Complemento de Pescados no Assina Junta. Ou seja, você que já assina uma das nossas caixas, pode escolher um complemento de assinatura com uma seleção de pescados, sempre de origem conhecida e favorecendo a pesca artesanal ou aquicultura sustentável.
Assinando a caixa, nossa seleção é feita sempre de acordo com a sazonalidade do mar. A maioria dos pescados vem da Catavento Pescados, ajuntada desde 2021 e localizada em Cabo Frio, Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Eles surgiram para atuar na cadeia produtiva da pesca artesanal, ampliando a rede de venda dos próprios pescadores, com negociações mais justas, e apoiando o desenvolvimento local. Paulo Wagner é o responsável pela organização do grupo, caracterizado por uma produção em menor escala, com técnicas mais tradicionais, como o arremesso com vara, linha de mão, espinhel, corrico e a pesca submarina, o que favorece a redução da pesca acidental de diversas espécies de peixes, diferente da pesca de arrasto ou com redes.
O grupo permitiu uma reorganização da cadeia de produção e venda de modo a reduzir custos, aumentando a renda que fica realmente nas mãos dos pescadores, e a trajetória do pescado até o consumidor final. Hoje, na Catavento, o sistema associativo acontece de forma que os pescadores atuam em todos os segmentos, desde a pesca, processamento e distribuição.
No complemento de pescados você receberá pescados inteiros, em posta ou filé, congelados e embalados à vácuo, como anchova, dourado, garoupa, sardinha, lula, camarões, polvo e outros frutos do mar, sempre de acordo com a sazonalidade das espécies.