Os Cafés. Esse mês nossa Caixa de Descoberta “Do Pé à Xícara” mergulha no mundo dos cafés especiais brasileiros explorando um novo método de extração, criado pela Fuzz Cafés, o warmbrew. Pedro Foster, João Foster e Sergio Kienteca com suas experiências no mundo cervejeiro e a curiosidade e a vontade de experimentar aguçadas desenvolveram essa técnica de extração de café “a morno” que possibilita a produção de um concentrado super estável de café especial! Nossa guia de xícara, Juliana Ganan da Tocaya, escolheu três warmbrews com diferentes perfis sensoriais, para serem experimentados quente ou frios. O modo de preparo você confere na embalagem.
Warmbrew Limão e Baunilha (Ibiraci/MG)
Com notas de geléia de limão e laranja, acidez cítrica alta, doçura cremosa caramelo de panela, leve amargor de casquinha de limão! Esse microlote de café é da variedade Catauí 2SL, e o processo é o Natural fermentado. Ele é produzido pelo Jean Faleiros, na Fazenda Morro Arto, na região
da Alta Mogiana, à 1200m de altitude. Foi apelidado de “Biscoitinho de Limão”, uma obra prima do Jean, torrado pela Fuzz.
Warmbrew Chocolate (Cacoal/RO)
Com notas de Achocolatado, baunilha, nibs de cacau e castanhas caramelizadas. Esse café é da variedade Robusta Amazônico, e o processo é o Cereja Descascado. Ele é produzido pelo Juan Travain, na Fazenda Selva Park em Rondônia, à 300m de altitude.
Warmbrew Caramelo (Ibiraci/MG)
Com notas e avelã e pudim de leite fresquinho, doçura intensa e acidez cítrica média. Esse café é da variedade Catauí Amarelo e Vermelho, e o processo é o Natural. Ele é produzido pela Família Vilhena na Fazenda El Dorado, à 1040m de altitude.
Conheça o Produtor. Juan é o padrinho dos Robusta Amazônicos – em Rondônia e na Fuzz Cafés! Líder da cooperativa CAFERON, que auxilia e une os produtores de Robustas da região da Indicação de origem Matas de Rondônia, no terroir amazônico. Um dos maiores produtores da região, com um pós-colheita de dar inveja em qualquer arábica por aí! Além de um coração enorme e uma energia de levar os Robustas Amazônicos pra todo canto do Brasil e mundo.
Para Comer Junto: Biscoito de Goiabada
Pensando em complementar diferentes tipos de doçura para o seu café, aposte na versão do Sítio Quaresmeiras do nosso querido goiabinha. Um grande pedaço da goiabada orgânica produzida no sítio, encoberto por uma massa macia de farinha de trigo integral. Você garante esses e outros biscoitos na Sacola.
Quer relembrar ou conhecer mais sobre os produtores e produtores das Caixas dos meses anteriores? Acesse aqui.