Os Cafés. Esse mês nossa Caixa de Descoberta “Do Pé à Xícara” mergulha no mundo dos cafés especiais brasileiros explorando o que nossa guia de xícara, Juliana Ganan da Tocaya, considera um dos melhores terroirs do Brasil, as montanhas capixabas. Com isso, o responsável por viabilizar esses cafés para a nossa caixa foi o Trentino, a microtorrefação de cafés especiais localizado no Espírito Santo e comandanda pelo campeão brasileiro de torra, Jonathan Piazarolo.

Sítio Córrego Saudoso (Vargem Alta/ES)
Com notas de chocolate, uva, mel e framboesa, esse café tem acidez média e corpo alto! Da variedade Catuaí 81, seu processo é o lavado. Ele é produzido pelo Marcos Marchioro à 980m de altitude.

Sítio Santa Rita (Pedra Menina/ES)
Com notas de castanhas e chocolate, esse café tem acidez baixa e corpo médio! Da variedade Catuaí Vermelho, seu processo é o cereja descascado. Ele é produzido pelo Jhone e o Tarcísio Lacerda à 1000m de altitude.

 

Conheça o Produtor. Jhone e o Tarcísio Lacerda, pai e filho, tem uma história de cafezais que corre pela família há décadas, e que sempre tratou o café como uma commodity, com oscilações de preço devido a secas, medidas do governo, consumo global, questões cambiais, entre outros fatores. Apesar disso, nos últimos anos, perceberam que era possível experimentar diferentes formas de colheita, secagem e torrefação de seu produto, melhorando tanto a qualidade do seu produto como da sua produção. Hoje produzem safras incríveis e valorizam diferentes torradores que exploram o potencial de seus cafés.


Para Comer Junto:
Focaccia
Pensando em trazer um toque de gordura e sal para o seu café, a Foccacia é o pão perfeito, aposte na versão da Araucária Pães Artesanais. Feita com farinha branca e bastante azeite, ela tem casca fina e grandes alvéolos. Você garante esse e outros pães na Sacola da Junta.

Quer relembrar ou conhecer mais sobre os produtores e produtores das Caixas dos meses anteriores? Acesse aqui.