O Fermentado. Terminando a temporada de verão da nossa Caixa, esse mês recebemos uma bebida feita especialmente para essa edição. O drink engarrafado de Abacaxi com Pêssego e Manjericão do Sharlin Carioca Gin. Produzido pelo Sharlie, o drink leva em sua composição seu gin leve, adocicado e com aromas cítricos, que é produzido e envasado na Gamboa, Rio de Janeiro, além da sua tônica artesanal e frutas de pequena produção. Para acompanhar esse drink apostamos no clássico de uma “Tabua e Taça”. Aqui embaixo você conhece um pouco mais dos produtos e seus produtores.
Prosciutto de Mulard (Porco Alado)
(Nova Friburgo/RJ)
Situada na Região Serrana do Rio, a Porco Alado segue a tradição de produzir alimentos de forma natural, respeitando o processo e o tempo. Com um microclima perfeito para maturação, Breno realiza diferentes experiências com cortes de produtores locais e produtos que desenvolvem sabores e características únicas. Esse presunto é maturado do híbrido do Pato e do Marreco, o Peito do Mulard é tenro e sua incrível camada de gordura agrega ainda mais sabor a esse delicado corte, maturado apenas com pimentas do reino, laranja e alecrim. Paladar marcante, textura amanteigada e aroma delicado.
Pessegada (Sítio Quaresmeiras)
(Bom Jardim/RJ)
Doce de corte feito de uma mistura dos pêssegos bem maduros do Sitio Quaresmeiras. Estilo “cascão”, ou seja, com pedaços de pêssego. Nicole e Marc possuem no sítio uma grande variedade de frutas e com os excedentes produzem doces e biscoitos.
Pão Sourdough (The Slow Bakery)
(Botafogo/RJ)
Leve e com o sabor complexo da fermentação longa e 100% natural, o Sourdough é um pão com casca fina, miolo bem aerado e perfumado, é assado pela Slow Bakey.
Vale do Testo (Vermont)
(Pomerode/SC)
O Vale do Testo 6 meses é um queijo de massa semi-cozida (45ºC), prensada por 24h. Maturação de 6 meses, sendo lavado 3 vezes por semana com uma solução que inclui água, sal e microorganismos voltados para isso. Ele recebe um blend muito complexo de diversos microorganismos (bactérias e leveduras) que tem como objetivo deixá-lo com notas aromáticas defumadas. A massa é compacta, com nenhuma ou mínimas olhaduras, e gosto com equilíbrado para o salgado.
Queijo do Serro (Dona Iaiá)
(Conceição do Mato Dentro/MG)
Esse queijo do Serro é produzido pela Dona Iaiá. Produzido com leite cru de vacas Girolando criadas livre a pasto, na Fazenda São Jorge, na egião do Serro em Minas Gerais. O Serro Dona Iaiá tem casca levemente enrugada, quase crocante, com aroma de castanha, massa com acidez delicada e macia, sabor de média a alta intensidade, com aquela picância característica dos queijos produzidos na região do Serro. Uma verdadeira explosão de sabores ao paladar!
Marc e Nicole do Sítio Quaresmeiras
Conheça o Produtor. O Sítio Quaresmeiras foi o primeiro produtor a ser procurado para fazer parte da Junta Local, lá em 2014. São conhecidos pelos frequentadores do Circuito de Feiras Orgânicas do Rio, Marc Weinberg e Nicole Doerrzapf, por sua simpatia e defesa ferrenha dos princípios da agricultura orgânica.Localizado no município de Duas Barras, Rio de Janeiro, o Sítio Quaresmeiras, nomeado em homenagem às flores roxas que dominavam os morros na primeira visita ao local, foi criado em 1998 por Nicole e Marc. Os primeiros anos de produção vegetal foram essenciais para absorver diferentes aprendizados e superar alguns desafios. A relação com atacadistas, principais compradores na época, era complicada no que dizia respeito à precificação e padronização dos alimentos. Com isso, resolveram focar no plantio de frutíferas, tendo mais independência dos atacadistas e aproveitando para transformar as frutas não vendidas, através de processamentos artesanais, em doces, compotas e biscoitos, pelos quais ficaram conhecidos. Todo plantio do Sítio Quaresmeiras é pensado de acordo com a sazonalidade dos alimentos, assim, buscam equilibrar e distribuir a produção ao longo do ano. Quer espiar um pouco mais da sua produção, confere aqui o vídeo da nossa visita ao Sítio em 2021.
Quer relembrar ou conhecer mais sobre os produtores e produtores das Caixas dos meses anteriores? Acesse aqui.