O Fermentado. Inspirados pela visita do Léo e do Fernando da Companhia dos Fermentados ao Moinho Fluminense, a nossa tábua e taça desse mês valoriza as frutas brasileiras e os fermentados selvagens regionais que a dupla faz. Para harmonizar um clássico queijo brasileiro e pescados locais. Como destaque você está recebendo a Sidra de Carambola. Uma sidra feita de fermentação selvagem com carambolas do sítio da Companhia dos Fermentados, localizado na Serra da Mantiqueira. As frutas foram picadas e mantidas em maceração por 2 semanas, num processo análogo ao de um vinho laranja, onde o mosto absorveu os taninos, corpo e aromas do bagaço. Com fermentação selvagem ela é seca, sua gaseificação também é natural, pelo método champenoise. Possui corpo leve e leve carbonatação, baixa acidez e taninos, possui amargor moderado e funkyness presente, além de notas de maçãs e bagaços maduros cozidos.

Queijo Canastra (Serra da Canastra/MG – Dariquim)
Leite cru, pingo e sal são os ingredientes que formam esse patrimônio imaterial brasileiro. O queijo da Serra da Canastra chega aqui no Rio através da Natália e do Túlio do Dariquim, Mercadinho da Canastra.

Pão Sourdough (Botafogo/RJ – Araucária Pães Artesanais)
Leve e com o sabor complexo da fermentação longa e 100% natural, o Sourdough é um pão com casca fina e miolo bem aerado e perfumado assado pelo Nuno e o João.

Amoras Fermentadas no Mel (Catuçaba/SP – Lano-Alto)
Com o objetivo de não perder as amoras que estavam em abundância no sítio, a fazenda experimental Lano-Alto resolveu fermentá-las no mel cru também produzido por eles. O resultado? Só provando para entender.

Peixe Curado e Conserva de Mexilhões (Paraty/RJ – Casa das Meninas)Os peixes curados são feitos pela Anna Paula e a Maria Claudia com as beterrabas orgânicas do seu jardim e com a prejereba e sorocaba pescada por pequenos pescadores locais, a conserva é feita com mariscos da região defumados e puxados no azeite e páprica.

Conheça o Produtor. A Casa das Meninas Charcutaria Terra e Mar é um projeto da Anna e da Maria onde produzem charcutaria artesanal respeitando o tempo de cada alimento e a tradição. Começam sempre a charcutaria, conservas e outras técnicas de preservação através da horta de onde tiram os temperos, os aromas, e as propriedades conservantes dos produtos da terra. Geléias, conservas, antepastos, charcutaria com frutos de mar e outras carnes são um pouco do que a dupla prepara. A Mata Atlântica, Paraty e o mar são suas grandes inspirações.