Fechamos o mês com chave de ouro. A nossa parceira Renata (@Realimentare) convidou a chef e ativista Teresa Corção para compartilhar algumas de suas receitas. Ela escolheu nada mais nada menos que um dos clássicos do seu icônico restaurante O Navegador e outra do seu dia-a-dia. A pandemia obrigou Teresa a fechar as portas do Navegador, mas seu trabalho de apoio a pequenos produtores e mudança de sistema alimentar continua a todo vapor via o Instituto Maniva e grupo Ecochefs. Como já falamos por aqui, Teresa é uma grande referência e inspiração para nossa comunidade.

 

A receita do dia-a-dia dá um twist abrasileirado no americaníssimo hash brown, goodbye batatinhas inglesas e venham cá batatas doces (Manacá Orgânicos) coloridas fazer um xote no ralador.

E sabe a história do doce mais doce que o doce de batata doce? O pudim de Teresa pode não ser mais doce, mas é de uma sutileza e leveza arrebatadora.
Com batatas doces locais da Sacola da Junta e diretamente do caderno de receitas da Teresa para a nossa comunidade.
Vamos lá?


Hash Brown de Batata Doce Colorida

Ingredientes:

1 batata doce grande  (ou duas médias) de qualquer cor, descascadas
1 talo de cebolinha picada bem fina
90 gramas de ricotta
2 ovos
¼ de xícara de farinha integral
½ colher de chá de cominho em pó
½ colher de chá de sal
1 dente de alho amassado
Azeite de oliva para untar a frigideira

Modo de preparo:

Rale a batata e esprema para retirar todo líquido. Você pode usar uma peneira ou pano limpo. Reserve numa tigela. Misture os demais ingredientes, exceto o azeite, e acrescente a batata doce ralada.  Aqueça a frigideira e coloque o suficiente de azeite para untá-la. Com as mãos, faça pequenos bolinhos com a massa e achate. Leve à frigideira para dourar de ambos os lados. Coma imediatamente ou então guarde e aqueça antes de servir.

 

Pudim Tropical

Ingredientes

300 gramas de açúcar + 150 ml de água (para o caramelo)
½ fava de baunilha ou ½ colher de chá de cumaru ralado
500 gramas de batata doce
240ml de leite de côco
15g de amido de milho
6 gemas de ovo
2 ovos inteiros

Modo de preparo:

Numa panela de inox, faça o caramelo aquecendo em fogo brando o açúcar e limão, sem mexer,  até adquirir uma uma cor dourada. Deixe esfriar e use uma colher de pau para colocar na forma que será usada. Cozinhe a batata doce descascada com uma pitada de sal até  ficar macia. Passe numa peneira ou então bata num liquidificador forte. Faça uma calda com o açúcar, água, cumaru ou baunilha até ficar em ponto de pasta. Retire do fogo e espere esfriar. Junte os ovos à calda e misture e em seguida junte o purê de batata doce. Junte o leite de coco e o amido de milho. Misture bem. Colocar na forma caramelizada e assar em banho maria no
forno a 180 graus por 40 minutos ou até ficar firme.
Servir frio.


Confira todas as demais receitas da série aqui.