Aproveitando o climinha frio suave do inverno carioca, auge da produção desse vegetal (viva a sazonalidade, a diversidade e a produção local!), propomos aqui uma ode à couve-flor com essa receita simples e prática que ressalta as características dessa hortaliça que divide corações entre os que amam e os que ainda não descobriram seu potencial. Preparamos no forno, deixando nossa equipe boquiaberta para toda a ternura desses botões florais.

A nossa, entregue em primeira mão para os assinantes e agora disponível na Sacola da Junta, é produzida na Fazenda Santa Matilde, pelo Felipe, bem aqui do ladinho, no Brejal em Petrópolis e já foi estrela dos pratos da nossa querida Roberta Sudbrack no seu restaurante Sud, o Pássaro Verde! 

Aqueça o forno, siga esse passo a passo e se surpreenda com esse sabor dourado e simples.

Você vai precisar de:
1un de Couve-Flor Orgânica
200g aprox. de Manteiga da Roça para regar durante todo o processo (A gente recomenda a do Sítio Bemposta, que é produzida pelo Ronivon ali pertinho e está disponível na Sacola)
Pimenta e sal a gosto (Pode colocar outros temperos, mas a gente curte pura, valorizando seu sabor natural)
1un de Dente de Alho

Um breve guia de como fazer:
Aqueça o forno a 230°C. Higienize a couve flor, tire as folhas e guarde para um arroz de talos. Coloque a couve flor numa travessa, tempere com sal e pimenta. Aqueça em uma frigideira a manteiga e acrescente o alho amassado com a faca. Use essa mistura para regar a couve flor e leve a travessa ao forno. Regue com a manteiga da travessa a cada 7 minutos e deixe assar no forno durante cerca de 50 minutos ou até ficar macia.

Quer guardar essas e outras receitas sazonais? Baixe nosso card abaixo e compartilhe com quem também ama comida boa, local e justa!