Introdução por Maria Eduarda Schatovsky
Fotos: Filico

Essa semana nossa convidada é a Cynthia Brant, que alguns de vocês devem conhecer através da La Fromagerie Vegan, que toda semana disponibiliza na Sacola da Junta incríveis queijos vegetais. Frequentadora assídua das feiras da Junta Local, batendo ponto tanto como feirante como consumidora, Cynthia é chef de alimentação viva, professora de gastronomia, escritora e foi coordenadora do projeto Terrapia de Alimentação Viva na Fiocruz-RJ por 8 anos. Movida pela busca por uma alimentação melhor, que fizesse sentido para ela tanto no âmbito físico como do bem-estar, como no ambiental e moral, se inspira e compartilha suas descobertas e caminhos aos curiosos.

E a sazonalidade está sempre na pauta de quem pensa assim, e por isso fez todo sentido para ela pensar em receitas com as couves, queridinhas dos brasileiros, que aparecem em abundância nessa época do ano! Além de estar no seu auge de nutrientes e sabor, é quando os produtores têm uma grande quantidade para oferecer e utilizam menos recursos para produzir. Valorizando esse ingrediente, e trazendo um pouquinho de sua técnica, Cynthia trouxe três receitas utilizando a couve de duas formas, desidratadas e cruas.

Foi durante seu processo de mudanças de hábitos e alimentação que ela percebeu a falta que sentia de lanches crocantes e saudáveis e começou a desenvolver seus próprios alimentos desidratados. Os chips são petiscos saborosos e versáteis, para aquela pausa no meio do dia, ou para acompanhar a cerveja no final de semana. Já a palha de couve agridoce, também desidratada, valoriza o sabor intenso da couve com combinações que estão na mesma altura, como o melado e a pimenta, e pode ser utilizada na finalização de diferentes preparações. As crianças adoram também! Uma boa forma de ensinar que chip não precisa ser de batata!
Fugindo da tradicional couve refogada, Cynthia abusou da textura firme natural desse vegetal e trouxe sua receita de wrap. Essas trouxinhas, podem ser compostas por uma infinidade de recheios, e diferentes couves podem ser utilizadas para abraçar o recheio escolhido, Cynthia trouxe sua versão favorita! 

Chips de Couve

Ingredientes:

1 maço de couve da sua preferência (indicamos couve manteiga, kale e toscana)
1 xícara de castanha de caju crua
suco de ½ limão
¼ de xícara de água filtrada
½ pimentão amarelo
sal a gosto (aproximadamente 1 colher de sobremesa)
1 pitada de cúrcuma em pó (opcional)
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Deixe as castanhas de molho em água filtrada, imersas com o dobro de água de seu volume, por 2 a 4 horas. Lave e escorra-as. Em um liquidificador, bata as castanhas hidratadas com o pimentão limpo e sem sementes, a água filtrada, o suco de limão, a cúrcuma e o sal, até virar um creme. Reserve. Lave bem as couves e seque com um pano. Retire o caule duro do meio com uma faca e rasgue grosseiramente as folhas. Misture-as com o creme, massageando-as levemente com as mãos para que todos os pedaços de folhas fiquem “melados” com o molho. Espalhe num tabuleiro antiaderente e asse no forno baixíssimo com a porta entreaberta, até que fiquem crocantes. Se tiver um desidratador, espalhe em tapetinho culinário de silicone e desidrate a 42 graus por 12 horas. Guarde em um pote fechado na geladeira por 7 dias.

Palha de Couve Agridoce

Ingredientes:

1 maço de couve da sua preferência
5 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de melado
1 col chá de páprica picante
sal a gosto (aproximadamente 1 colher de chá)
1 pitada de pimenta caiena ou outra picante

Modo de preparo:

Dissolva o melado com o shoyu, a pimenta, a páprica e o sal. Lave bem a couve e seque-a. Retire o talo grosso com uma faca e corte a couve bem fininha. Misture a couve com o molho para que a couve fique bem envolvida em todos os líquidos. Espalhe num tabuleiro antiaderente e asse no forno baixíssimo com a porta entreaberta, até que fiquem crocantes.
Se tiver um desidratador, espalhe em tapetinho culinário de silicone e desidrate a 42 graus por 12 horas. Guarde em um pote fechado na geladeira por 7 dias.

Wrap de Couve 

Ingredientes:

2 folhas de couve manteiga (ou outra com folhas grandes o suficientes para enrolar)
1 de xícara de sementes de girassol descascado cru (sem ser torrado nem salgado), ou outra semente oleaginosa (castanha, nozes, amêndoas)
¼ de cenoura cortada em palitos finos ou ralada
¼ de pepino ou abobrinha cortados em palitos finos
¼ de beterraba cortada em palitos finos ou ralada
¼ de abacate cortado em palitos finos
1/8 de pimentão vermelho e/ou amarelo cortados em tirinhas finas
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 galho de salsinha picada
gotas de limão
sal a gosto (aproximadamente 1 colher de sobremesa)

Modo de preparo:

Para a pasta de girassol: Deixe o girassol de molho em água filtrada, imerso com o dobro de água de seu volume, por 2 a 4 horas. Lave e escorra-os. Processe-os num mini-processador com o sal, o azeite e gotas de limão até virar uma pasta. Acrescente a salsinha no final, misturando sem bater. Reserve.
Para os wraps: Lave bem as couves e seque-as. Retire a parte mais grossa do talo, mantendo-o na parte de cima para que a folha permaneça unida. Com uma garrafa vazia, pressione a folha como se estivesse abrindo uma massa, para quebrar as fibras e amaciar a couve. Preencha a superfície da couve com uma camada da pasta de girassol, como se fosse o arroz de um sushi. Recheie com os legumes fatiados e/ou ralados. Enrole bem apertado como um rocambole, espete um palito para firmar ou envolva com uma cebolinha dando um nó.
Sugestão: comer com mostarda ou mergulhado em molho shoyu.
Opção de recheio: substituir a pasta de girassol por guacamole ou creme de abacate.
Rendimento: 2 wraps

Aproveite a variedade de couves, direto dos nossos produtores, na Sacola da Junta.
Confira todas as receitas da série aqui.