Negócios Locais como Novos Pontinhos na Rede.
Para avançar na missão de criar uma comunidade de produtores e consumidores em torno da comida local e justa, estamos lançando hoje a Prateleira Local, em parceria com o Gaia Art & Café, no Leme (Rua Gustavo Sampaio, 323). Sim! Agora, estamos ajuntando também pequenos negócios que compartilham da nossa visão.
A partir de discussões internas entre produtores e parceiros, surgiu a ideia de que a comunidade da Junta Local poderia abranger também negócios locais, tornando mais completa e versátil a nossa cadeia alternativa, sempre valorizando o pequeno produtor e negócios legais.
Com a Prateleira Local, nossos produtores estarão mais perto ainda e presentes no cotidiano dos bairros e dos pontos de venda fixos. Junto com as feiras e a Sacola Virtual, a prateleira se tornará mais um pontinho na nossa rede. Vale falar que a Junta não estará presente em qualquer negócio. No Leme, contamos com a super parceria com a Flávia Torga, proprietária do Gaia Art & Café, cujo café é um verdadeiro ponto de encontro no bairro. O Gaia abriga também o Clube Orgânico, outro parceiro no movimento pela comida boa, além de projetos culturais e musicais.
Como funciona?
A cada 15 dias vamos convidar cerca de cinco produtores para “ocupar” a prateleira do Gaia. Os preços praticados são iguais aos da Sacola Virtual e das feiras, ou seja, continua em vigor a economia solidária, o preço justo e a criatividade para tornar o produto mais acessível para quem compra e rentável para quem produz. Como a ideia é democratizar o acesso à comida boa e também valorizar os nossos parceiros, os pagamentos serão feitos somente em dinheiro. Trata-se de uma maneira justa de promover a distribuição desses produtos e estimular a relação direta com os consumidores.
Na nossa primeira Prateleira Local, participam Lily Magnólia e suas deliciosas conservas; os molhos artesanais – e picantes! – do Cook Sauce; as granolas metafísicas da Good Karma; as cheirosas infusões do Cha Dao; as cervejas absurdas da Hocus Pocus; e as gostosuras desidratadas da Blin.