O processo de preparação da Junta é sempre prazeroso. Conhecemos gente nova, colocamos o papo em dia com quem já participou e ficamos sabendo das novidades. A Junta Local na Casa Glória será a maior que já realizamos: 45 expositores, música e outras atividades, portanto trabalho e prazer multiplicados! E essa alegria toda vai caber num lugar lindo, num bairro histórico, cuja revitalização certamente passa pela Casa da Glória, liderada por João Braune auxiliado por uma maravilhosa equipe.

Haverá vários produtores novos e muito afinados com a proposta de valorização do local e da terra, e com o espírito colaborativo inscrito no DNA da Junta. Temos uma “ala europeia”, que parece já carregar esses valores no sangue.  Olivier Cozan, do Crepe Nouveau, por exemplo, desde o início fez questão de utilizar produtos da própria Junta Local na confecção de suas galettes com trigo sarraceno trazido da Bretanha. O italiano Federico Galvani, do Passaggi DiVini e que promove degustações de vinho informais com o WineNot?, na hora topou o desafio de fazer uma curadoria privilegiando vinhos nacionais (que tal uma taça de Casa Valduga Identidade Premium Gewurztraminer por um preço bem camarada?).

Mas temos também uma infantaria local de novos e jovens produtores nativos cultivando os elos com a terra. As meninas do Jardim das Delícias trabalham a natureza com delicadeza. Elas buscam no sítio a inspiração para fazer levíssimos pães (utilizando mandioca, abóbora e batata-doce) e plantando mini-brotos. Gabriel do Vivo Grão é um entusiasta da germinação. De Paraty, virá Thiago Lopes do Empório Pura Vida. Ouvi-lo falando sobre o ponto ideal de maturação de mangas e bananas é uma experiência incrível e mostra o quão verde estamos na compreensão das frutas. Esse conhecimento vira o que ele chama de sorvete vegano mas o que nós chamamos que pura fruta.

De Paraty, convidado por Thiago, virá Jorge Ferreira, uma enciclopédia viva sobre espécies espontâneas e cogumelos comestíveis da Mata Atlântica. Criado no sítio São José em Paraty-RJ desde os quatro anos, Jorge teve como sala de aula a floresta. Aprendeu a ler e a escrever em casa com sua mãe e a partir daí buscou seus conhecimentos observando a fauna e a flora da Mata Atlântica, se tornando autodidata no assunto com auxilio de materiais adquiridos com apoio de amigos e utilizando a fotografia para registrar tudo. A conversa com ele será imperdível e por si vale a visita à Junta.

Damos as boas vindas também a vários outros novatos. Rafael Brito trabalha na vertente radical dos pães artesanais: fermentações longas, hidratação alta. Ele promete uma variedade de sourdoughs  .José Pedro Fonseca, da CB Pane, resolveu dar um tempo nos pães e nessa Junta fará um curry de peixe malaio (kari kepala ikan) com corvinas dos pescadores do Posto 6. Bem, não totalmente, pois ele estará fornecendo bagels para receberam um autêntico gravlax feito por Marcelo, chef que viveu 10 anos na Dinamarca e que veio para o Brasil mostrar que é possível fazer comida boa e saudável sem abrir mão de saúde. Também praticando uma culinária com sotaque estrangeiro estará a Carolina Campello, servindo um curry artesanal de banana da terra, creme de coco e castanha do pará.

A ala dos queijos estará caprichada. Teremos os do Sítio do Bicho sem Vergonha e os curados do Sítio Nova Vida (que ainda virá com muitas berries e iogurtes para fazer smoothies); teremos os das ovelhinhas da LoV e os das cabras da Latteria Gialla. E ainda receberemos o reforço de Reinaldo da Fazenda Genève com queijos de cabra clássicos como o boursin e o crottin.

Falando em queijo, não poderia faltar pão de queijo. Conhecemos Maykson e o seu pão de queijo Diadorim graças ao pessoal bacana do Soul Kitchen Project, que provavelmente estará aglomerado ao seu redor pronto para uma prosa sobre literatura, viagem e comida. Esse roteiro deve incluir também um cafézinho, claro. Por isso não longe daí estará o Leo, também conhecido como Soul Barista, fazendo cafés selecionados coados com técnica, provando novamente que o moderno é aprimorar o tradicional, sem invencionices. De Minas também veio Aylton do Refeitório RJ, onde comanda uma cozinha sazonal, brasileira e sem frescura. É enorme e a sintonia. Um dos pratos da casa, carne assada com purê de batata, estará na Junta.

Por fim a ala das cervejas será uma festa. Os já conhecidos da Junta Local, Hocus Pocus e 2cabeças estarão com seu arsenal de lupulados. A eles se juntará a Hija de Punta, com uma lager aromática que combinará com o calor. Todos estarão em torno do caldeirão de brassagem coletiva da ACerva Carioca, a associação de cervejeiros cariocas que já gestou vários talentos da cena cervejeira e cumpre o papel de divulgar a cultura da cerveja.

E estaremos todos nós da comunidade da Junta Local em torno dos produtores. Venham comer bem e apoiar os bravos produtores locais. Processed with VSCOcam with t1 preset

Ajunta!