O Fermentado. Inspirados pela participação da Cevaderia no Moinho Aberto Refresca! convidamos seus cervejeiros para mostrar um pouco mais das suas experimentações com diferentes estilos e ingredientes na nossa caixa de descoberta. Escolhemos duas cervejas inusitadas e refrescantes, a primeira é a Beijo Travoso, uma gose com adição de umbu e cajá – perfeita pra relembrar os dias de verão na frente da praia – e a segunda, a La Tomatina, uma cerveja com tomate. Inspirada no drink Bloody Marry, ela também é uma gose, com adição de tomate e tabasco, para mostrar que cerveja é acima de tudo sobre sabor. Para acompanhar essas cervejas refrescantes, escolhemos uma preparação despretenciosa para você finalizar em casa. Um clássico cachorro quente, mas com um toque de verão na escolha dos ingredientes. Aqui embaixo você conhece um pouco mais dos produtos e seus produtores. Para preparar nossa dica é cozinhar na água a salsicha viena, esquentar o pão, passar a mostarda, colocar a salsicha e finalizar com pequenos pedaços do queijo e com o picles de rabanete.
Salsicha Viena (Cochon Rouge) (Tijuca/RJ)
Salsicha artesanal, 80% copa lombo e 20% toucinho, com vinho tinto, mostarda, cominho, semente de coentro tostados, e extrato de urucum feita pelo Pedro, com sua pequena charcutaria.
Mostarda em Grãos (Cochon Rouge) (Tijuca/RJ)
Uma mostarda que surgiu como acompanhamento para a charcutaria de Pedro, acabou virando estrela. Feita da maneira tradicional, ela junta os grãos da mostarda com cerveja, vinagre e mel. Trazendo pro seu cachorro quente mais uma camada de sabor.
Brioche (Isca) (Botafogo/RJ)
Um brioche em formato de pão de cachorro quente. Macio e amanteigado é feito pela ISCA, uma criação da Tati, que surgiu dentro da padaria da Comuna. A Isca reflete seu ofício de cozinhar e alimentar, sendo o apelido brasileiro do levain e é também uma brincadeira de fisgar pelo estômago e seduzir pelas lembranças. É uma forma de homenagear as cozinheiras e padeiras que vieram antes dela e que tinham somente a vizinhança para distribuir suas iscas.
Semente di Latte Piccolo (Rancho das Vertentes) (Barbacena/MG)
Inspirado no Robiola italiano, utilizando técnicas italianas, para transformar o leite de cabra em um queijo sem
olhaduras e com uma suave cremosidade. O Capril Rancho das Vertentes foi criado em setembro de 2014 em Barbacena, Minas Gerais, com foco em produção e venda de leite de cabra se beneficiando da altitude e do clima ameno do Campo das Vertentes na Serra da Mantiqueira, o leite aos poucos foi virando queijo e recebendo diversas medalhas em concursos queijeiros nos últimos anos.
Picles de Rabanete (Cajuina) (Laranjeiras/RJ)
O Cajuina surgiu no meio da pandemia para trazer friturinhas e comidinhas congeladas feitas com ingredientes frescos e de produtores locais. Após uma pausa, convencemos Júlia e Hector de enviarem especialmente para a Caixa de Descoberta, um dos seus picles. Feitos artesanalmente e com muito cuidado, levam como ingrediente o vinagre de maçã, açúcar demerara, sal marinho, pimenta rosa, semente de mostarda, erva doce e claro, o rabanete. Crocante, adocicado e muito saboroso!
Sandra do Rancho das Vertentes
Conheça o Produtor. O Capril Rancho das Vertentes foi criado em setembro de 2014 em Barbacena-MG, com foco em produção e venda de leite de cabra. Em 2015 o capril passou um período de capacitação para produção de queijos e iniciou o projeto para construção de um laticínio focado em uma linha artesanal utilizando somente o leite produzido na propriedade sem adição de produtos químicos ou conservantes onde é controlada a operação desde a ordenha dos animais até a entrega do produto fina. Desde então foram conquistadas diversas premiações no Prêmio queijo Brasil, como a de melhor queijo de leite cru do Brasil (medalha Super Ouro) na categoria Cabras, Ovelhas e Búfalas, além de ter sido primeiro Produtor de Queijos de Cabra no Brasil a ganhar uma medalha em um concurso além de suas fronteiras com a Medalha de Ouro no Mondial du Fromage em Tours na França.
Quer relembrar ou conhecer mais sobre os produtores e produtores das Caixas dos meses anteriores? Acesse aqui.