Por Maria Schatovsky
Estar por dentro do que acontece no universo da gastronomia – comendo, bebendo e trocando ideias – é um dos trabalhos que nossa equipe de comunidade mais gosta de fazer. Muito do processo de conhecer novos produtores e estreitar laços com produtores já conhecidos e que fazem parte da nossa comunidade de ajuntados é feito em eventos. Ano passado contamos um pouco sobre nossa ida à Feira Naturebas. Hoje, falaremos um pouco sobre nossa presença no Mondial de la Biére. Apesar da dimensão do evento e do fato de ter grande presença de grandes marcas comerciais, entendemos que a visita é sempre rica para entender de que maneira o mercado de cervejas artesanais se comporta e pelo seu papel no fomento da cultura cervejeira.
O calor carioca que apareceu assim que chegamos no evento nos fez tomar uma decisão certeira: “Hoje a gente só enche copo se for com cerveja sour”. Para quem ainda não mergulhou nesse universo, as cervejas sour são ácidas ou até azedas, e proporcionam refrescância com foco, principalmente, nos sabores e aromas frutados. Inclusive um dos estilos de cervejas considerada originalmente brasileira é a Catarina sour, que pressupõe além da acidez a presença de frutas.
E assim foi um festival de opções: Sour com frutas vermelhas, com jabuticaba, com caju, com maracujá e limão tahiti, até dark sour com mirtilo e framboesa rolou – que mistura malte bem escuro com o toque ácido das frutas vermelhas – mas o destaque certamente ficou com a sour com tangerina, maracujá e acerola da Noi Cervejaria, a “Aqui é Dablius”, nomeada em homenagem à um dos seus entregadores.
Estavam lá vários cervejeiros ajuntados e nós voltamos tão inspirados pelas cervejas que decidimos compartilhar esse sabor e refrescância com nossa comunidade que apoia e compra nas nossas plataformas através de uma promoção.
Com o suporte dos meninos da Three Monkeys Beer, estamos trazendo algumas das variedades de sour com base de pitaya que eles têm produzido: a I’m So Sour com morangos, e a I’m Damn Sour, com maracujás. Ficou curioso pra conhecer? Só pedir direto na Sacola da Junta, cada unidade por apenas R$12! Perfeita para uns bebericos diurnos que o verão carioca pede.