Quem acompanha a Junta Local sabe do nosso esforço de contar as histórias de cada um dos nossos produtores. Mas nossa comunidade certamente não se limita a eles. As pessoas que participam da Sacola Virtual, frequentam as feiras e nos acompanham o fazem porque compartilham os nossos valores, se sentem de alguma forma representadas, e são parte essencial do nosso movimento de ajuntados pela comida.

Por isso queremos saber, quais são as suas histórias? O que as levam para a Junta? O que pensam da comida? Assim resolvemos criar essa nova série, os Locais da Junta, em que vamos ao encontro da nossa comunidade e a retratamos pelas lentes delicadas de Samuel Antonini.

Veja abaixo quem conhecemos no último evento na Rua do Rosário, que aconteceu no dia 06 de novembro. Já temos uma certeza, são muitas as histórias que se juntam na feira.

Debora, Bianca, Marcelo e João

37_locais-da-junta-1

É quase impossível dizer que encontramos Debora, Bianca, Marcelo e João na Junta Local. A presença deles é tão certa quanto a das barracas. Como moradores de Botafogo, eles estão sempre pela Sacola Virtual, onde são recebidos carinhosamente com o grito “OIGMAN!”, o sobrenome da família-clã.

Débora já foi fisgada para dar um socorro como voluntária numa Sacola Virtual em que a fila de espera dobrava a esquina. Descobrimos que ela era designer (e assim foi responsável pela confecção do nosso cartaz de uma das feiras que realizamos na Rua do Rosário). É ela que conta que o avô tinha um sítio e que as lembranças de infância passam pela verduras frescas. A preocupação com a comida boa sempre foi uma constante da família, e também uma forma de estar em família, e é isso que a Junta Local representa para eles.

O casal Bianca e Marcelo, pais do João (e mais um a caminho), contam que em dois anos de Junta, estão nos vendo crescer como família. Se lembram de quando o K. Probióticos ainda nem tinha rótulo em suas garrafas. A família sempre chega cedo na feira para garantir verduras no Manacá Orgânicos, granolas, croissants do Atelier des Saveurs, mas o programa se estende com nacos de cachorros quentes do Animall, ceviche e goladas de cerveja artesanal.

Muito obrigado, OIGMANS!

Marcelo, Viviane, Isabela, Gabriela e João Vicente

37_locais-da-junta-2

A feira na Rua do Rosário foi a primeira dessa família, que, aproveitando a facilidade de acesso, veio de Niterói para conhecer nossos produtores. Marcelo nasceu no interior e, imbuído de saudosismo pela relação com seus produtos e sua gente, andou jogando no Google o termo “entreposto” e “produtores”, e assim chegou, por acaso, na Junta Local. Resolveu conhecer a feira e atravessou a baía com toda a família. Segurando uma sacola do Dariquim, Isabela confessou grande apreço por queijos. Gabriela disse seu prato predileto era arroz com bife, mas prometeu provar um arroz com cogumelos Umami depois da feira…

Ingrid, Guilherme e Theodoro

37_locais-da-junta-3

A primeira Junta Local de Ingrid e Guilherme foi a lendária feira no IED da Urca. Desde então já estiveram em muitas outras. Ingrid segue uma uma dieta vegetariana, em parte por conta de uma alergia à proteína do leite (o que é diferente da intolerância à lactose, explicou), algo que já se manifesta também no pequeno Theodoro. Frequentar a Junta Local oferece à família boas opções vegetarianas e saudáveis. Entre os produtores preferidos da família estão Araucária Pães Artesanais, Quetzal, Devas e Alliata. Da feira no Rosário essa jovem família voltou à Tijuca com todas as compras feitas para o começo da semana.

Ijanaci, Cláudio e Gustavo

37_locais-da-junta-4

A Junta Local já fez dois eventos no Méier, mas Ijanaci, Cláudio e Gustavo, moradores desse bairro, nunca haviam ouvido falar da feira até algumas semanas antes (eles deram a dica: no Méier, o que vale é o boca-a-boca e o carro de som). Gustavo gosta de macarrão e apresentamos ele à Lia, da Araucária, que faz à mão as mais incríveis e delicadas massas. Apostamos que vai fazer sucesso no Méier.

Diana e Davi

37_locais-da-junta-5

Diana e Davi são daqueles que batem ponto na Junta Local. Ele mora no Morro da Conceição e ela em Botafogo. Geralmente chegam de bicicleta, logo no comecinho da feira. O lance deles é o programa café da manhã na Junta Local. No Rosário, Diana quebrou o jejum com o surpreendente sanduíche do Gustavo, do Malditos, feito com pão de granola, geleia de jabuticaba caseira e uma ricota vegana fermentada com kefir.

Vale dizer também que eles são os organizadores do Acarajazz um dos melhores programas da cidade em que sons e temperos baianos se misturam para ocupar a cidade, muitas vezes com presença de produtores da Junta Local.

Jhessica e Pedro

37_locais-da-junta-6

Jhessica é vegana, Pedro não. O casal certamente estava em casa na feira no Rosário, que teve a Primavera Vegana como convidada. Jhessica é super fã do doce de leite do Cake Vegan Cake e dos leites vegetais do Purifica. Os óculos e o look deles combinam, mas na hora do sanduíche era cada um por si: Pedro comeu o sanduíche de porchetta com molho agridoce da Maison do Zé e Jhessica traçou um sanduíche do Atelier no Jardim.

Crédito das fotos: Samuel Antonini