Para conhecer e compartilhar com nossos produtores é preciso estar junto. Parte dessa missão importante se cumpre nas feiras, onde o produto final do trabalho e a concretização de uma ideia são apresentados. Mas é preciso mostrar a parte encoberta do iceberg: onde o trabalho é feito, como ele é feito, as outras pessoas envolvidas – ver o olho do produtor brilhar ao falar de sua trajetória em seu próprio território, seja ele a cozinha ou o campo.

Por isso a Junta Local decidiu ir. Com a série “Junta Local Vai” iniciamos uma parte complementar do nosso trabalho de aproximar, colocando em imagens as histórias e processos de cada produtor. Começamos com uma escolha feita a partir do coração, visitando o Sítio Manacá, encravado entre as montanhas no distrito de Vieira, entre Teresópolis e Friburgo.

O dia amanheceu encoberto no Rio, pondo em xeque a certeza de que teríamos condições de luz e clima para a filmagem. Mas fizemos fé e fomos. As nuvens se dissiparam depois da subida e a luz macia nos acompanhou pela visita guiada por Susana e Wagner, da casa do sítio até a área de plantio no pé da montanha. Comprovamos que os produtos do Manacá são o resultado de uma história de amor, pela natureza e pelo próximo. Conhecemos o Roney e a Leia, que antes trabalhavam com agricultura convencional e não comiam o que plantavam. A gravação em quadro fechado do casal ao final da tarde teve que ser interrompida para filmar e admirar em silêncio um pôr do sol rosáceo.

Contamos com Clara Cosentino, que com enorme sensibilidade nos ajudou a mostrar o Sítio pelas suas lentes. Um dia de filmagem e mais alguns dias de edição foram o suficiente para deixar seu talento brilhar.

Vale a pena ir. O campo é também um campo dos sonhos.

A Junta Local vai.