Por Mari Medeiros

Se você é frequente na Sacola da Junta, nossa feirinha online, provavelmente já conhece os cafés, meles e doces de frutas cheios de memória afetiva, produzidos pela Andréa e pelo Renato, da Fazenda Trapiá. A família se mudou para a Serra da Mantiqueira, mais especificamente para Baependi, que fica no lado mineiro da serra, com a vontade de trabalhar na terra e ter uma aposentadoria saudável. Desde 2018, com o apoio do Lucas, filho do casal, os produtos chegam até as nossas mãos aqui no Rio de Janeiro.

Entrada da Fazenda em Baependi (MG)

Mentes inquietas e dedicadas à terra que são, decidiram, há 5 anos, que o cultivo de grãos, cafés e frutas não estava de bom tamanho. Iniciaram um trabalho complexo de plantio de 650 oliveiras para deste pomar poder acrescentar um azeite à sua lista de produtos. Este ano, depois de algumas colheitas e testes, as garrafinhas de azeite, verdadeiros frascos de perfume, feito com suas olivas colhidas em fevereiro, já estão disponíveis na Sacola da Junta.

Crescimento das Oliveiras da Fazenda Trapiá

A arbequina, único varietal de olivas usado neste produto, é colhida manualmente e apresenta características bem aromáticas. Após ser prensada a frio, filtrada e envasada, se transforma em um néctar amarelo, com notas sensoriais herbais, picantes e frutadas. Os azeites produzidos em locais próximos têm sido cada vez mais valorizados e premiados e assim temos o privilégio de consumi-los logo depois da prensagem, usufruindo de todo seu frescor, o que faz grande diferença no resultado.

Processos envolvidos na fabricação do Azeite Extra Virgem Trapiá

Selecione as garrafinhas de 250ml na Sacola da Junta junto com um bom pão de fermentação natural, um queijo e talvez até uma fruta e descubra seus sabores e as inúmeras possibilidades de harmonização que ele permite.

Azeite fresco e local, direto de quem faz para quem come